A FUNDAÇÃO / HISTÓRICO


A Fundação Cultural de Brusque é um órgão da Prefeitura Municipal de Brusque que se destina ao incentivo, promoção e avaliação das políticas de incentivo a preservação dos bens culturais e artísticos do município de Brusque. A concepção da mesma se deve ao sonho dos cidadãos brusquenses e o poder público, com o intuito de fomentar e preservar a arte e a cultura local.


A Fundação Cultural de Brusque, com personalidade jurídica de direito público, foi instituída através da Lei Municipal número 2580, em 18 de janeiro de 2002. De acordo com o estatuto, são responsabilidades da Fundação Cultural de Brusque:


- Incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento da atividade cultural e artística no município;
- Conservar, administrar e zelar pelo patrimônio cultural e artístico municipal;
- Manter e administrar a Biblioteca Pública Municipal “Ary Cabral”, o Núcleo de Difusão Cultural de Brusque e outros órgãos que vieram a ser criados;
- Promover e patrocinar pesquisas;
- Receber e conceder bolsas de estudo;
- Instituir e administrar o tombamento arquitetônico, artístico, histórico e paisagístico no município;
- Apoiar projetos e atividades de ensino, desde que representem suplementação profissional em áreas específicas de conhecimento;
- Promover, apoiar e patrocinar estudo e pesquisa sobre a história, as tradições, a arquitetura, o folclore, a genealogia e outros aspectos de interesse cultural do município;
- Promover, incentivar e patrocinar a edição de livros e outras publicações que estudem, divulguem ou incentivem as tradições histórico-culturais do município;
- Colaborar com patrocínios na manutenção e desenvolvimento de coros, orquestras, bandas, grupos folclóricos e outros grupos culturais;
- Promover e patrocinar eventos e espetáculos de arte e atividades congêneres:
- Criar e patrocinar e apoiar a organização e o desenvolvimento de museus, arquivos históricos, bibliotecas públicas, pinacotecas, filmotecas, bem como outros espaços culturais permanentes ou não, que sirvam de instrumento de divulgação cultural;
- Formalizar convênios, contratos e acordos;
- Promover, disciplinar, autorizar e supervisionar a atualização de suas marcas e logomarcas.



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