BIBLIOTECA / HISTÓRIA

 

A Biblioteca Ary Cabral foi inaugurada em 03 de agosto de 1963, na gestão de Cyro Gevaerd, iniciou suas funções em 24 de abril de 1964. Seu nome segundo Souza ( 2010 ) nesta data “a lei que impunha a todo município brasileiro que contasse com um contingente humano de dez mil habitantes, a obriagoriedade de implantar e manter em funcionamento uma biblioteca”.


Na época em hora ao mérito ao então médico, professor e historiador Oswaldo Rodrigues Cabral , “fora cognominada Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, Honraria que elevara como destaque, a graça e seu falecido pai, Ary Cabral”. Sua primeira instalação foi no porão de um casarão antigo situado à rua Alberto Torres, onde também funcionava a Prefeitura. Em 1964 foi transferida para a propriedade de Érico Krieger, localizado na Travessa Guilherme Krieger, onde havia também um conservatório de música. Durante os anos seguintes passou por vários locais, um dos últimos a antiga FIDEB, onde ficava a camara dos vereadores. Após este último prédio, por motivos não bem esclarecidos, ser derrubado e a biblioteca ficar sem uma sede, como Souza frisa em seus relatos a biblioteca ficou “itinerante” sem a ser, e desde 2008 localiza-se na antiga maternidade Evangélica, onde faz todo o atendimento a comunidade de Brusque.


Atualmente conta com um acervo de aproximadamente 24.000 exemplares, 3.500 usuários cadastrados. Conta com uma sala Braille, sistema automatizado para recuperação do acervo, sala Brusque – com material de pesquisa sobre a cidade e toda a região, sala infantil Monteiro Lobato e sala de estudos. Grande parte de seu acervo é composto por doações. Realiza durante o ano o Projeto Vamos à Biblioteca e está montando outros projetos que contemplem principalmente o incentivo ao hábito da leitura.

 

Fonte: Souza, José Francisco de. Relato escrito. 2010.

 


Rua Germano Schaeffer, n. 110 - Praça da Cidadania - Centro - Brusque/SC - CEP 88.350-170
© 2017 Fundação Cultural Brusque
MLBC